A Geografia


A geografia

Moçambique situa-se na costa oriental de África, a sul do Equador, tem a superfície de 784 032 quilómetros quadrados e é banhado pelo oceano Índico desde a Ponta do Ouro à foz do rio Rovuma, na distância de cerca de 2 500 quilómetros (a mesma de Lisboa a Munique).
As elevações superiores a 1500 metros são raras, com excepção do monte Binga, junto à fronteira com o Zimbawe, onde se encontra o ponto mais alto do território - 2436 metros - da serra da Gorongosa, dos montes do Gurué e da serra Jéci, no distrito do Niassa.
Nas regiões do Norte, a paisagem é semeada de grandes blocos rochosos, saliências mais resistentes à erosão, a que os geógrafos dão o nome de inselbergs (ilhas de pedra) - é o que acontece em redor de Nampula.
O clima na maior parte do território é tropical, com duas estações: a das chuvas, de Novembro a Março, e a seca, de Abril a Outubro, com temperaturas médias nas zonas costeiras de 22 a 26 graus. No interior, especialmente em Tete, são vulgares temperaturas de 40 a 45 graus.
Os rios correm, de modo geral, no sentido oeste-leste, para o oceano Índico. Têm importância militar os seguintes:
 
- Em Cabo Delgado, o Rovuma, que constitui a fronteira a norte com a Tanzânia, o Messalo, entre o planalto dos Macondes e a serra Mapé, o Montepuez e o Lúrio.

- No Niassa, o Lugenda, afluente do Rovuma, que corta obliquamente toda a região.

- Em Tete, o Zambeze, que atravessa o centro de Moçambique e, na zona do Songo, corre entre as margens rochosas e escarpadas de Cahora Bassa, onde no início da década de 1970 se construiu a barragem que provocou alteração decisiva na guerra. O rio Capoche, afluente do Zambeze, constituiu a principal linha de infiltração dos guerrilheiros da Frelimo a partir da Zâmbia.

- O lago Niassa, reservatório de 30 000 quilómetros quadrados, criado por um desnível com 400 metros de profundidade no rio Chire, com margens escarpadas, entre as quais correm pequenos cursos de água no sentido leste-oeste, de difícil ultrapassagem na época das chuvas, influencia toda a região envolvente.


Índice
1 - A Geografia
2 - Meio humano
3 - A Economia
4 - Administração
Multi-média
» Moçambique -...