Exército


Exército

A organização e a articulação do Exército nos teatros de operações de Angola, Guiné e Moçambique teve de adaptar-se às características da guerra de guerrilhas, que se desenvolvia em superfície, com os adversários espalhados no seio da população, e não frente a frente, como acontecia na guerra convencional, e cujo objectivo era a conquista das populações e não a posse de certa posição no terreno.

Surgiu, assim, a necessidade de dispor de um primeiro conjunto de forças dispersas por todo o território, destinadas a guarnecê-lo e a estabelecer e manter o contacto com os habitantes e as forças de quadrícula.

Foi num dispositivo deste tipo, com as unidades a ocupar determinadas zonas, que assentou a organização das forças do Exército português.

Para a aplicação deste conceito de organização, os territórios foram, de forma geral, divididos em sectores, dispondo estes de órgãos de comando, de unidades operacionais e de unidades de apoio - artilharia, engenharia, transmissões, serviços.

Os sectores da quadrícula podiam corresponder à zona de acção - ZA - de um batalhão, mas o mais vulgar era dispor de um comando de escalão mais elevado - comando de agrupamento ou comando de sector.

Por sua vez, o número de batalhões que constituíam um sector ou agrupamento era variável consoante a situação, assim como as unidades de apoio e de serviços. Embora sem grande rigor, era a seguinte a correspondência hierárquica dos comandos das unidades de quadrícula:


Comandante de sector - brigadeiro ou coronel
Comandante de agrupamento - coronel ou tenente-coronel
Comandante de batalhão - tenente-coronel

Para responder a determinadas situações particulares, foram ainda criados comandos operacionais:

COP - normalmente constituídos por duas ou três companhias de atiradores, dispondo de apoios variados de artilharia, de engenharia, de serviços e, em regra, comandados por um major. Este tipo de comando foi utilizado, com frequência, na Guiné.


Índice
1 - Exército
2 - Forças de Intervenção
3 - Angola
4 - Guiné
5 - Moçambique
Multi-média
» Dispositivo do...
» Estrutura base de...