Angola


Angola

1 - Dispositivo do Exército em Angola, em Fevereiro de 1961.
Na data dos acontecimentos de 4 de Fevereiro, os efectivos portugueses, na região que viria a designar-se por Zona Sublevada do Norte (ZSN), resumiam-se a dois batalhões de caçadores indígenas. O Leste era guarnecido por uma companhia, com sede em Henrique de Carvalho.

2 - Dispositivo na ZSN em Julho de 1961.
Os efectivos passam, nesta zona, de um para dez batalhões, com quarenta e oito companhias.

3 - Dispositivo no Norte e em Cabinda em 1966.
A prioridade, em 1966, era constituída por estas zonas, onde o MPLA realizava acções. A zona norte, agora designada Zona de Intervenção Norte (ZIN), contava com vinte e dois batalhões e Cabinda com três.

4 - Dispositivo do Exército em todo o território de Angola, com excepção do Norte, em 1971.
Desde 1966 que vinha sendo reforçado o sector leste, tendo sido criada a Zona de Intervenção Leste (ZIL). Em 1971, o dispositivo em Angola apresentava já a distribuição de forças que se manterá até ao final da guerra. O centro de gravidade foi progressivamente deslocado do Norte para o Leste, onde em 1971 se encontravam estacionados oito batalhões.

5 - Dispositivo final do Exército.
Em 1974, a ZIN coincide com a I RM do MPLA, e a zona de Malanje, recém-criada, corresponde à IV RM do MPLA. A Zona de Intervenção Leste foi dividida em três sectores, com sede em Henrique de Carvalho, Luso e Silva Porto, contando com doze batalhões em quadrícula. Os efectivos totais do Exército eram de sessenta e cinco mil e quinhentos homens.

6 - Gráfico com o número de companhias tipo caçadores, em Angola. Verifica-se o contínuo aumento de unidades de combate. Ao número de companhias devem ser adicionadas as forças auxiliares africanas, milícias, grupos especiais, Fiéis, etc., que têm grande desenvolvimento a partir de 1967. Em 1969, o número de efectivos destas forças era de dois mil e duzentos e, em 1971, de dois mil e oitocentos.


Índice
1 - Exército
2 - Forças de Intervenção
3 - Angola
4 - Guiné
5 - Moçambique
Multi-média
» Dispositivo do...
» Batalhão de...